Wednesday, January 02, 2008

Observações antropológicas em situações sociais (ou O porquê de eu me divertir em festas)

Passadas as festividades de final de ano, estava aqui pensando em como é engraçado o fato de todo mundo ficar jogando na sua cara que você é solteira e que está acima do peso. Alguém já parou para prestar atenção? Sempre aparece um expert para dizer "nossa, você engordou, hein?!", ou aqueles que ficam com cara de pena quando perguntam se você está namorando e a resposta dada é "não, não estou". De repente um silêncio toma conta das rodinhas de conversa. E quase num momento de consternação geral, as pessoas olham para você como uma coitada, com aquele ar desprezível de "tadinha, ela não arruma ninguém".

E não acaba por aí. Se você une os dois fatores - estar acima do peso e sem namorado -, aí é correr para o abraço e dar vazão aos comentários condolentes e pesarosos. As maiores fãs desse tipo de situação são as amigas de mãe. Além de colocarem você em situações vexatórias, elas fazer pior. Tornam os dois fatores interdependetes. Ou você não namora porque está gorda demais para conseguir um namorado, ou o contrário, por não conseguir um namorado você engordou.

E já reparou que em festas sempre existem os magos das dietas ou aquelas que sempre sabem como ficar linda em 2 dias? Geralmente, as preceptoras são feias e estão acima do peso - talvez sofram dos mesmos paradoxos que assolam os cardiologistas safenados, os endocrinologistas obesos e o cirurgiões pláticos pelancudos e horrosos. Os comentários sempre surgem em torno de pastéizinhos e croquetes gordurosos, e sempre há uma prima-do-cunhado-da-amiga-do-vizinho-da-vizinha-da-copeira-da-casa-da-rua-da-esquina-de-baixo que fez tudo do jeitinho que está sendo contado e a-d-o-r-o-u.
Fico até me coçando para pedir o telefone da lenda urbana, digo, da moça para saber como foi o milagre. Se foi imposição de mãos ou a corrente dos 318 apóstolos da universal.

--------------------oOo--------------------

1 Comments:

Blogger sagradamenina.blogspot.com said...

Salgadinho de festa. pode!!!! É tão pouquinho que não justifica as gordurinhas. Há outros fatores. Principalmente a alimentação incorreta no dia-a-dia. Fatores genéticos e outros.

02 January, 2008 16:54  

Post a Comment

<< Home