Sunday, December 16, 2007

Final de ano e as incontáveis pessoas na rua

Alguém aí já parou para ver quantas pessoas estão na rua neste período do ano? Parece que simplesmente sonou uma sirene e disse "bêêêmmm, é dezembro, já para as ruas comerciais. Shoppings, malls e lojinhas são nossa prioridade, vamos lá, rapazes e moças, contamos com o seu desempenho! Corram, seus lunáticos".

E de repente uma segunda sirene ecoa e diz "hey mocinha do suéter vermelho, isso, você mesma, ah, desculpe, não vi que era apenas uma jaqueta, olhe bem, não estou vendo muitas sacolas em sua mão, então temos que melhorar essa marca, está bem, mocinha?! Já para as compras, foi para isso que lhe enganamos, digo, lhe persuadimos com um platinum card".

Aí está feito. Você vai ter que andar pela cidade e estará fadada a se esbarrar nas pessoas, por mais que você tente desviar, será em vão, pois você vai esbarrar em outra pessoa que virá pelo lado oposto ao seu. E que comecem as filas. você entra no seu supermercado habitual para comprar o seu carioquinha habitual e de repente... bingo!!! Lá está uma enorme fila de pessoas com panetones e frutas secas e cidras e espumantes nada habituais. E isso pode parecer algo ranzinza, mas eu juro que não é, e falo isso com todo o amor no coração, juro!!

Na última quinta-feira, enquanto esperava pelo Gui e pelo André, em plena praça do Ferreira – símbolo de Fortal Village City e centro das festividades natalícias de Cristo -, fui passear pelas lojas, olhar algumas vitrines e era impressionante como às 8h10 da manhã já havia várias pessoas e seus adjuntos, quase adnominais, em meio às gôndolas e comprando. Um das mulheres passou por mim às 8h11, na entrada da loja. Às 8h14 ela voltava com 6 sacolas. Oh, boy! Seis sacolas e abarrotadas. E tudo bem, alguém vai dizer nos comentários que eu posso estar paranóica e que ela podia já ter deixado reservada e todas essas conversas meio enfadonhas que tentam justificar o consumismo. e eu não sou contra as compras em si. Mais uma vez eu digo e reitero: não compreendo porque esse período do ano tem que aglutinar tantas pessoas pelo meio da rua, com um instinto comprador descomunal.

E falando nisso, o pior de tudo é que, com alguns compromissos inadiáveis marcados para a semana que vem, acabo de ser fisgada para me juntar às massas compradoras em plena semana de natal. Sim, se me virem por aí podem tentar me acertar, mas tem que ser bem na cabeça, para evitarmos constragimentos e piadinhas do tipo "ahá, você errou essa". E na lista estão presente para a irmã que mora longe, presente para a irmã que mora perto, lembranças e coisas assim. E antes de que tentem me acusar, não são presentes de natal. Ahá, peguei você! São presentes de aniversário, formatura e todas essas coisas que acabam sendo tragadas para dentro das estatísticas do velho Santa. E já começo a testar todo meu humor e paciência para o que me aguarda nas ruas da cidade.



E me pergunto por onde andam as criancinhas que escreviam para o papai noel e pediam somente um carrinho...

--------------------oOo--------------------

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Oi, irmã!
Eu te entendo. Tb odeio o natal e todo esse clima de 'é nata! sou teu amigo e tu é minha amiga e eu te amo só pq é natal!' Então, depois q o ano vira volta td às boas, ops, às más como estavam antes no papai noel começar a balançar o sininho....

Ahhhh, espero q nessa leva de presentes tenho um pra mim, visse! =)

17 December, 2007 13:21  
Blogger RicardoPalacio said...

amanha eu ia às compras.
Comprar presentes pra umas 5 pessoas...
Voce acaba de fazer 5 pessoas no mundo nemos felizes!
hehehe :)

17 December, 2007 19:59  
Blogger Ana Rachel said...

vou nem mentir q eu sou uma das formigas com 38 sacolas kkkkkk

21 December, 2007 08:58  

Post a Comment

<< Home