Thursday, December 27, 2007

Ano Novo

Sempre achei as festas e comemorações de fim de ano meio estranhas. Não somente pelo fator compras, como devem ter percebido os que leram o post anterior. Quando eu era pequena, e essa é uma das poucas lembranças que ainda tenho comigo dessa época, eu ficava intrigada com a sistemática do ano novo. Na minha cabeça era como quando a gente tá comendo um pacote de pão integral, e só restam duas fatias no pacote. A mãe da gente logo se apressa em ir ao mercado trazer um pacote novo para que o ciclo não páre. Só que, quando pequena, eu não levava em conta o fator "ir ao mercado". Simplesmente o pacote novo de pão aparecia na geladeira. Da mesma forma, o ano novo. Do nada, na meia-noite do dia 31 surgia o novo pacote de pão, digo, o ano novo.

Depois eu fui crescendo e o ano novo tornou-se sinônimo de andar de bicicleta na avenida Humberto monte até as 3h da manhã sem levar carão da mamãe e ainda poder ir de vez em quando na cozinha da tia Ivone buscar alguma guloseima para levar no bolso. e depois disso eu ia dormir e passava duas semanas achando que a gente ainda estava no ano anterior, sem saber ao certo qual o marco temporal que nos separava do ano que passou. E quer coisa mais estranha do que isso? Afora alguns fatores expostos no post passado como o caso súbito de amor ao próximo que essas datas proporcionam.

E outro dia no ônibus uma senhora lastimando um rapaz ter morrido em plena véspera de Natal. E falava de um jeito tão marcado pela simbologia da data que fiquei me perguntando: "se fosse em qualquer outro dia, não teria problemas?". O que só corrobora para minha estranheza quanto ao significado dessas datas.

-----

E nem sei se farei promessas de ano novo, os bons e velhos desejos eu já os tenho, mas feitos como planos a cumprir, não promessas. 2008 vai chegar calmo para mim, ao menos eu acho que vá, sem sobressaltos - embora eu ainda fique meio encafifada com a coisa toda das datas. É um ano a priori bem decisivo, mas se a gente for parar para pensar, todo ano é decisivo, porque a gente sempre passa por etapas nos anos que não consideramos necessariamente anos A.

E eu continuo sem entender direito uma série de coisas a respeito da passagem de ano, vamos ver se eu descubro. Espero que 2008 seja bem bacana para todos. =) Muitos livros, filmes, músicas, leituras, saídas, passeios, escritos, planos, amigos, amores, dinheiro, perdões, abraços, sorrisos, diversões, noites das meninas, risadas de besteira com a Carmina, fotografias com a Deise, érrrrpañol com a Raquel, muito trabalho pela frente, feitura de filmes e roteiros. Além de muito carinho entre mamãe, Germana e Eu =)

--------------------oOo--------------------

1 Comments:

Blogger Writer said...

:)

Ah, quem precisa de promessas? O pagador? Força vai bem. Os sonhos estão aí. Vamos dar uma força pra eles, pra nós mesmas. Respira fundo e se joga!

2008 é bissexto!
Tá valendo!
Abração!

http://aquarianadescafandro.blogspot.com/

27 December, 2007 15:52  

Post a Comment

<< Home